Projeto "Oficinas de Xadrez"!

Hoje o Museu Estadual do Carvão definiu com a Associação Comunitária Cristã Ebenezer as datas e horários para o início do Projeto Oficinas de Xadrez.

As oficinas de xadrez serão desenvolvidas por Alexsandro Witkowski, licenciado em História, servidor público estadual lotado no Museu Estadual do Carvão. As oficinas serão realizadas na Ebenezer nas terças-feiras, nos turnos da manhã (10h) e tarde (14h).

Quanto ao conteúdo, será ministrado de forma que os participantes (a partir dos 05 anos de idade) possam ter embasamento teórico e prático necessário para compreender a jogabilidade do xadrez e disseminar este conhecimento.

A intenção é trabalhar dentro de um percurso de desenvolvimento histórico e social, buscando associar o conhecimento do xadrez e suas relações interdisciplinares para elencar elementos que facilitem a compreensão da história, o desenvolvimento de atividades coletivas que fomentam a imaginação, criação e a aprendizagem e sistematização (memorização) de normas (regras), almejando a coletividade e solidariedade.

O ensino de xadrez está sendo difundido em todas as escolas e instituições por se tratar de uma excelente e poderosa ferramenta educativa, possuindo interdisciplinaridade com várias matérias (matemática, história, geometria, física, geografia, etc.), desenvolvendo nas crianças, adolescentes e adultos o pensamento lógico, raciocínio e paciência como formas de estratégias para o aprendizado, ao exigir um estudo teórico-intelectual, e até mesmo o autocontrole.

O xadrez melhora a capacidade de memorização e estimula o respeito ao próximo, além de criar responsabilidades, prática da cortesia, aprender a ganhar e perder, humildade e perseverança, disciplina, concentração, autoestima, tolerância, estímulo à autonomia, criatividade e imaginação, etc.