Artigos, Monografias, Dissertações e Teses

O Museu Estadual do Carvão tem como objetivo preservar o patrimônio histórico-cultural da mineração, contudo, fugindo dos (pré)conceitos estabelecidos ou do "senso comum", procuramos produzir e difundir o conhecimento científico. 
Este espaço visa divulgar a produção acadêmica nas áreas da História, Arquivologia, Museologia, Memória Social e Patrimônio Cultural, Gestão Cultural, Antropologia, Sociologia, Geologia, Biologia, Química, Engenharia, Gestão Ambiental, Artes e em outras áreas do conhecimento científico. Solicitamos aos pesquisadores que indiquem "links" para divulgarmos neste espaço:

A REVISTA HORIZONTE E O REALISMO SOCIALISTA DOS ANOS 50 - Manoel Henrique Paulo.
   Resumo: A Revista Horizonte como principal instrumento de ruptura com a produção intelectual conservadora gaúcha nos anos 50. Manteve relação direta com o Clube da Gravura de Porto Alegre e foi responsável pela popularização da gravura, publicava textos literários e artigos de intelectuais e artistas que dialogassem com o processo de internacionalização das artes, que tocasse na consciência popular através do realismo socialista.


SOBRE O FARDO DO OURO NEGRO: AS EXPERIÊNCIAS COMUNS DOS MINEIROS DE CARVÃO EM 1933 - 1935 NA REGIÃO CARBONÍFERA  DO RIO GRANDE DO SUL  - Felipe Figueró Klovan.
     Resumo: No então município rio-grandense de São Jerônimo em 1933 verifica-se o início de uma série de greves em uma comunidade mineira de carvão que vivia em um mundo próprio moldado pela esfera do trabalho, dominado pelo perigo e pela insalubridade do cotidiano nas minas. A vila operária, caracterizada pelo controle ostensivo das companhias, empunhava-se como dispositivo de controle e disciplina que dominava a vida mineira. A partir destas constatações, utilizando o arranjo teórico de E. P. Thompson, a pesquisa pretende analisar de que modo as experiências desses mineiros de carvão, elaboradas como consciência de classe, motivaram estes trabalhadores a entrarem em greve no período de 1933 a 1935. O que será apresentado aqui é a proposta de investigação, a construção do problema de pesquisa e, portanto, algumas conclusões preliminares.

Do gosto da mina, do jogo e da revolta: um estudo antropológico sobre a construção da honra em uma comunidade de mineiros de carvão - Marta Regina Cioccari. 
      Resumo: Esta tese aborda as formas de construção social da honra no cotidiano da comunidade de mineiros de carvão de Minas do Leão (RS), após o desaparecimento da última mina de subsolo, fechada em 2002. Parte-se da premissa de que, no pano de fundo do imaginário destes trabalhadores, há uma espécie de “grande honra” da profissão que foi sendo delineada historicamente, servindo de suporte à imagem de heroísmo que carregam os mineiros de subsolo em diferentes lugares do mundo – do que o caso francês, explorado aqui a partir de revisão bibliográfica e de um estudo etnográfico na Lorena francesa, constitui um exemplo. Entre os trabalhadores gaúchos, junto à “grande honra”, mesclando-se ou opondo-se a ela, observa-se uma multiplicidade de formas de “pequena honra”. Estas podem estar alicerçadas na identificação com o métier, a partir do “orgulho” do trabalho bem-feito ou das “artes” da malandragem, mas também se ancorarem em pertencimentos político-sindicais, religiosos, esportivos, familiares ou, ainda, estarem relacionados à origem rural.  Nesta comunidade, como em outros segmentos nos quais predominam as relações face a face, há uma grande preocupação dos moradores com a própria reputação, tecida pelas observações e comentários alheios, do qual cada qual participa no sentido de preservar a própria imagem – a própria honra – e de estabelecer igualmente a vigilância sobre os demais. A pesquisa etnográfica revela uma série de clivagens e conflitos sociais que contrasta com a apresentação feita pelos habitantes a forasteiros como de um local em que “todo mundo é unido”. As identidades e o sentimento pessoal e coletivo de valor são forjados nesses entrecruzamentos de diferentes mundos que atravessam e circundam o “mundo da mina”, nos quais há relações de sobreposição, de mistura, mas também de tensão e de exclusão.

MINA DE JOGADORES: O FUTEBOL OPERÁRIO E A CONSTRUÇÃO DA “PEQUENA HONRA” - Marta Regina Cioccari.
       Resumo: A partir de estudo etnográfico nas comunidades mineiras de Minas do Leão, no Rio Grande do Sul, e de Creutzwald, na Lorena francesa, analiso neste artigo trajetórias de mineiros-jogadores: trabalhadores contratados por seu talento no futebol e que obtinham privilégios na sua ascensão profissional nas companhias carboníferas. Tais práticas, mantidas até os anos 1980, nos permitem refletir sobre o papel do futebol operário na constituição de masculinidades e de identidades sociais nos dois contextos. Esses casos nos revelam ainda os modos pelos quais os pertencimentos às equipes de futebol ligadas às minas desempenham papel central na construção do que denomino de “pequena honra” relacionada ao esporte, ou seja, do valor social atribuído ao indivíduo e incorporado por ele, que deriva de suas habilidades corporais. Nesse universo, essa forma de “pequena honra” está conectada a uma “grande honra”, à imagem de coragem e heroísmo que carregam os trabalhadores das minas subterrâneas.

Masculinidade, conflito e adesão: tensões identitárias entre os trabalhadores das minas de carvão do Rio Grande do Sul nos anos 1940 SPERANZA, Clarice Gontarski.
             Resumo: o artigo discute os valores associados à identidade mineira, centrando-se na experiência dos trabalhadores das minas de carvão de São Jerônimo, no rio grande do Sul, nos anos 40. tais valores são compreendidos como construções históricas elaboradas em relações sociais específicas de solidariedade e de conflito, configurando-se, ao mesmo tempo, em focos de agregação e de tensão. coragem e bravura são vistos como atributos da masculinidade, e esta, como constituinte da identidade mineira. Ser “homem” é considerado importante para a sobrevivência diária no duro cotidiano da mineração, mas também define as relações internas do grupo e deste com a classe dominante. O artigo examina ainda as contradições envolvendo o papel da mulher e outras tensões presentes em relação aos valores associados ao ofício e a experiência concreta do grupo.

Os mineiros de carvão, seus patrões e as leis sobre trabalho: conflitos e estratégias durante a Segunda Guerra Mundial - SPERANZA, Clarice Gontarski.
             Resumo: O artigo examina uma série de conflitos ocorridos entre trabalhadores das minas de carvão e seus patrões no Rio Grande do Sul em 1943, relacionados à pressão pelo cumprimento de leis. Tais conflitos tiveram desdobramentos diretos no Judiciário, indicando uma opção dos militantes sindicais pela estratégia legal e política como forma de garantir direitos. Essa estratégia combinava um discurso de aparente confiança e apoio ao governo de Getúlio Vargas, e de júbilo e elogio pela instalação da Justiça do Trabalho, porém associados a uma cobrança intensa pelo cumprimento da legislação social e à utilização ativa dos instrumentos jurídico-legais.


OS TRABALHADORES E A LEI: ANÁLISE DOS PROCESSOS TRABALHISTAS ENVOLVENDO MINEIROS DE CARVÃO DO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 1946 E 1954 - SPERANZA, Clarice Gontarski.
             Resumo: A comunicação contempla os primeiros resultados de uma pesquisa que analisa cerca de 5 mil processos trabalhistas envolvendo trabalhadores das empresas carboníferas do Rio Grande do Sul entre 1946 e 1954. Foi possível traçar um mapeamento dos conflitos travados pelos trabalhadores das minas de carvão e seus patrões, bem como das lutas em torno das interpretações e das aplicações das leis e dos direitos durante os governos Dutra e Vargas. A análise dos processos permite identificar momentos nos quais trabalhadores buscam a intermediação da Justiça do Trabalho para garantir direitos coletivos, mas também a utilização intensa desta mediação jurídica por parte do patronato como forma de ampliar sua dominação.

NAS PROFUNDEZAS DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE A REGIÃO CARBONÍFERA DO RIO GRANDE DO SUL. (1883/1945) - SILVA, Cristina Ennes da.
             Resumo: Nesta pesquisa buscamos fazer a história da indústria de extração de carvão mineral da região de São Jerônimo, a partir do estudo das estratégias das companhias de mineração sulinas e das rotinas de trabalho entre os anos de 1883 a 1945. O ineditismo do estudo dessa temática levou-nos a buscar e a organizar o material disperso até então produzido por dirigentes dessas companhias e pelos poderes públicos, incluindo textos escritos por membros da sociedade. Foi necessária, ainda, a pesquisa numa vasta quantidade de periódicos de cunho regional e nacional, a classificação de um grande acervo de imagens sobre a indústria carbonífera e a construção de um corpus documental proveniente de depoimentos orais, que foram muito importantes, porque trouxeram à tona as estratégias das companhias de mineração junto à comunidade carbonífera. Essa investigação nos levou à compreensão de que as companhias de mineração foram muito ativas no sentido de formar uma rede de relações entre elas, os poderes públicos e a comunidade local. Através de seus discursos e de suas práticas, as companhias apresentavam a perspectiva de auto-suficiência de carvão mineral para o país e sua competência para a geração de investimentos públicos. Com a intenção de atrair e manter os trabalhadores nas minas, as companhias ofereciam facilidades para o cotidiano deles, tais como acesso a moradia, educação, saúde e lazer. Esse estudo permitiu também mapear aspectos da ação dos poderes públicos junto à indústria carbonífera, assim como as motivações e as justificativas elaboradas pelos trabalhadores da comunidade local para a realização da labuta diária numa atividade de alta periculosidade nas profundezas da terra. 

Aspectos da construção da honra entre mineiros de carvão em uma comunidade no sul do Brasil - CIOCCARI, Marta Regina.
             Resumo: A partir de etnografia realizada em Minas do Leão, no Rio Grande do Sul, Brasil, e em Creutzwald, na Lorena, França, durante pesquisa de doutorado (2005-2009), abordo neste artigo aspectos da construção da honra entre os trabalhadores em minas de carvão. Minha investigação sugere que uma espécie de “grande honra” foi sendo delineada historicamente, servindo de suporte à imagem de heroísmo que carregam os mineiros de subsolo em diferentes lugares do mundo. Junto à “grande honra”, mesclando-se ou opondo-se a ela, considero haver uma multiplicidade de formas de “pequena honra”, alicerçadas na identificação com o métier – a partir do “orgulho” do trabalho bem feito ou mesmo das “artes” da malandragem –, assim como na origem rural, nos pertencimentos político-sindicais, familiares, esportivos, etc.
            
A FUNDAÇÃO DO “SINDICATO DOS MINEIROS” DE BUTIÁ - WITKOWSKI, Alexsandro. FREITAS, Tassiane Mélo de.
         Resumo: A finalidade deste trabalho é identificar os acontecimentos que influenciaram na fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Carvão de Butiá/RS – STIEC –, identificar e cotejar o perfil político dos fundadores, bem como identificar a relação inicial entre o STIEC e empresas de mineração. Essa história nunca foi apreciada com um estudo amplo e objetivo, que fosse ferramenta pedagógica ao alcance da comunidade. O intento é valorizar a fundação do STIEC e compreender as primeiras relações sindicais na região. Qual a importância da fundação deste Sindicato no início da década de 30? No instante em que este se torna um influente meio para a tomada de consciência por parte dos empregados, constitui-se num veículo necessário para articular as reivindicações dos mineiros, seja em prol de seus direitos ou em defesa da segurança no trabalho, num confronto direto com os interesses patronais. O procedimento metodológico é a forma comparativa e a abordagem indutiva.
Livro: WITKOWSKI, Alexsandro. FREITAS, Tassiane Mélo de. Sobre os homens desta terra: a trajetória de fundação do sindicato dos mineiros de Butiá - Rio Grande do Sul. 1. ed. Porto Alegre: Edição dos Autores, 2006. 56p.



A SAUDADE EM FESTA E A ÉTICA DA LEMBRANÇA - CORNELIA ECKERT
         Resumo: Nos últimos cinco anos, no mês de novembro, velhos mineiros e habitantes da região carbonífera gaúcha motivam-se em torno do objetivo de reencontrar-se, matar as saudades, relembrar os velhos tempos no evento que recebe a denominação de Festa da Saudade Mineira. Todos os anos, eles vivem fragmentos de sentimentos e práticas comuns que os coletivizavam: o trabalho, a família cristã e predominantemente católica, a sociabilidade lúdica, a vida coletiva sob os auspícios de uma Companhia paternalista no século passado.

Minas de carvão: trabalho também de mulheres -  Jó Klanovicz
        Resenha da obra de: CAROLA, Carlos Renato. Dos subterrâneos da história: as trabalhadoras das minas de carvão de Santa Catarina (1937–1964). Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002. 262 p.


Os Mineiros de Criciúma -  Claudionor Alcides Lima Pirola
        Resenha da obra de: VOLPATO, Terezinha Gascho. A Pirita Humana: Os Mineiros de Criciúma. Florianópolis: UFSC/ Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1984.

Mineiros e Sindicalistas na Cidade do Carvão: a greve de 1952 em Criciúma-SC - Gustavo Perez Lemos
         Resumo: Este artigo é um resumo do trabalho de conclusão de curso intitulado Mineiros e Sindicalistas em Criciúma: A greve de 1952, defendido em dezembro de 2004.

Fotografia, História e Vistas Urbanas - Zita Rosane POSSAMAI           
           Resumo: A fotografia crescentemente vem sendo investigada pelos historiadores brasileiros, fazendo surgir diferentes abordagens metodológicas para análise dessas imagens visuais. Neste artigo é proposto discutir uma das possibilidades metodológicas para a investigação de vistas urbanas, presentes nos álbuns fotográficos de Porto Alegre, editados nas décadas de 1920 e 1930. 

Histórico da Mineração - Clarissa Wetzel
         Resumo: Breve artigo didático de introdução à História da Mineração Carbonífera no Rio Grande do Sul.

O trabalho perante a lei: os mineiros de carvão na Justiça do Trabalho em São Jerônimo, RS (1946-1954) - SPERANZA, Clarice Gontarski.
       Resumo: O artigo apresenta uma análise de 5.708 processos trabalhistas envolvendo mineiros de carvão do Rio Grande do Sul entre 1946 e 1954, nos primeiros anos após a implantação de uma Junta de Conciliação e Julgamento no município de São Jerônimo, polo produtor do minério na época. São analisados a iniciativa das ações, seus resultados, bem como as principais demandas dos operários no Judiciário trabalhista. O estudo revela uma superioridade numérica das reclamatórias propostas pelas empresas mineradoras contra os trabalhadores, bem como dos resultados favoráveis a elas, enquanto os acordos são os resultados mais significativos dos processos movidos pelos operários. Quase a metade das ações de iniciativa dos trabalhadores reivindica o pagamento do descanso semanal remunerado, o que indica que a lei que criava esse direito, de 1949, não era cumprida.
      Referência: SPERANZA, Clarice. O trabalho perante a lei: os mineiros de carvão na Justiça do Trabalho em São Jerônimo, RS (1946-1954). Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 14, n. 27, p. 416-437, jul./dez. 2013. Disponível em:<www.revistatopoi.org>. 


Ações Educativas na Preservação do Acervo Documental e Iconográfico do Museu Estadual do Carvão - Daniela Prux Angelich, Tassiane Mélo de Freitas, Jéssica Santos de Lima, Maria de Fátima Bento Ribeiro, Alexsandro Witkowski.

       Resumo: Este artigo tem como objetivo principal apresentar as ações desenvolvidas para a preservação do acervo documental e iconográfico do Museu Estadual do Carvão, localizado no município de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Para tanto, através de levantamento bibliográfico e pesquisa ao acervo documental do museu foi possível compreender a função social dos museus (com destaque para a função educativa) e refletir sobre os projetos desenvolvidos com relação ao museu e a educação. A análise das ações educativas desenvolvidas no Museu Estadual do Carvão, projetos “Uma Luz no Fim do Túnel” e “Representação Iconográfica do Trabalho Mineiro”, tornam-se necessárias como forma de divulgação e valorização dos museus do interior do Estado como espaços educativos por excelência e não apenas como espaços educativos complementares ou de entretenimento.

Palavras-chave: Ações Educativas. Conservação. Educação Patrimonial. Museu Estadual do Carvão. Preservação.

As origens e a evolução histórica do cultivo da melancia no município de Arroio dos Ratos - RS - Letícia de Lima. <Monografia>


UMA QUESTÃO PATRIMONIAL: PROBLEMAS DE ORGANIZAÇÃO, CONCEITUALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE MUSEUS ESTADUAIS NO RIO GRANDE DO SUL - Éder da Silva Silveira.

          Resumo: Além de estar refletindo sobre alguns conceitos importantes como museu e patrimônio, este texto pretende cumprir um duplo objetivo: apresentar e analisar alguns problemas vinculados ao gerenciamento de instituições museológicas estaduais no Rio Grande do Sul. Parte-se da observação da estrutura e funcionamento de cinco museus históricos do estado que, por motivos especiais, terão seus nomes preservados neste artigo. A observação foi realizada durante o segundo semestre de 2007 e permitiu listar dez problemas comuns às instituições pesquisadas.

Arroio dos Ratos, a mineração e o Museu do Carvão: a História e sua representatividade através da materialidade. - Luiz Henrique Sutelo Golasz. <Monografia>

MUSEU ESTADUAL DO CARVÃO – ARROIO DOS RATOS – RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO ACERCA DA RELAÇÃO MUSEU-EDUCAÇÃO.- Tassiane Melo de Freitas.
          Resumo: Artigo publicado pela historiadora Tassiane Melo de Freitas nos Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional de História Regional (2013) – ISSN 2318-6208. Maiores informações em: 
http://www.upf.br/historiaregional/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=14
Simpósio Temático – HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL: AÇÃO EDUCATIVA NA PRESERVAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DO EXTINTO CADEM - CONSÓRCIO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS DE MINERAÇÃO - Tassiane Melo de Freitas.
          Resumo do trabalho apresentado pela historiadora Tassiane Mélo de Freitas no XV ENPOS - Encontro de Pós-Graduação (UFPEL). Maiores informações em:
http://www2.ufpel.edu.br/enpos/2013/?sec=anais&area=ch
Anais 2013 - Ciências Humanas - Tassiane Mélo de Freitas: CH_00277.pdf

Anais do IV Congresso Brasileiro de Carvão Mineral
             Resumo: Anais do IV Congresso Brasileiro de Carvão Mineral. É possível acessar e consultar tanto os trabalhos completos compilados em formato e-book e disponível para download (em Anais do Congresso), quanto as apresentações realizadas durante o evento (em Palestras e Trabalhos Técnicos), bem como as demais informações. 
             Destaque paro o artigo "CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E REDE DE INFORMAÇÃO DO CARVÃO (CEDRIC): IMPLANTAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS", de Vanessa Levati Biff e Giovana Dalpont, pág. 18-24.

Uma Luz no Fim do Túnel: uma ação educativa na preservação da memória carbonífera gaúcha (Museu Estadual do Carvão – Arroio dos Ratos – Rio Grande do Sul, Brasil) - Alexsandro Witkowski, Maria de Fátima Bento Ribeiro, Tassiane Mélo de Freitas.
             Resumo: Propriedade da extinta Companhia Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo (CEFMSJ), o Complexo Carbonífero de Arroio dos Ratos (Rio Grande do Sul) funcionou de 1924 a 1956. Fazia parte dessa indústria a usina termoelétrica considerada a primeira movida a carvão mineral no país. Hoje as ruínas e os prédios do antigo complexo compõem o Museu Estadual do Carvão. Este artigo tem como objetivo principal apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto Uma Luz no Fim do Túnel em favor da preservação da memória carbonífera gaúcha. A divulgação dessa experiência é uma forma de valorizar os museus do interior do estado como espaços educativos por excelência e não apenas como ambientes educativos complementares ou de entretenimento.

Carta de NIZHNY TAGIL The International Committee for the Conservation of Industrial Heritage (TICCIH).
          Resumo: Conceito de Patrimônio Industrial. O patrimônio industrial consiste dos vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitetural ou científico. Maiores informações em: http://www.patrimonioindustrial.org.br/

            Resumo: Palestra apresentada no Memorial do MP, em Porto Alegre, sobre a tutela do patrimônio cultural brasileiro.

               Resumo: Patrimônio industrial e preservação. Os conjuntos industriais e vilas operárias como patrimônio cultural e os novos paradigmas para a sua preservação.


Além da Traição: Manoel Jover Teles e o comunismo no Brasil do século XX Éder da Silva Silveira. <Tese de Doutorado>


          Resumo do trabalho apresentado pela historiadora Tassiane Mélo de Freitas no XVI ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação (UFPEL). Maiores informações em:
Anais 2014 - Multidisciplinar - Tassiane Mélo de Freitas: MD_00325.pdf


Anais do VIII Seminário Internacional em Memória e Patrimônio - Tassiane Melo de Freitas, Alexsandro Witkowski e Maria de Fátima Bento Ribeiro.
        Resumo: o Museu Estadual do Carvão foi objeto de dois trabalhos (comunicações e artigos científicos) apresentados nos Simpósios Temáticos:
Do sofrimento a museu: um complexo caso de amor e ódio (!?) – Museu Estadual do Carvão – Arroio dos Ratos – RS, por Alexsandro Witkowski e Tassiane Mélo de Freitas, pág. 278-285.
Patrimonialização e os (de)usos sociais do patrimônio mineiro: o caso do Complexo Carbonífero de Arroio dos Ratos – RS, por Tassiane Mélo de Freitas, Alexsandro Witkowski e Maria de Fátima Bento Ribeiro, pág. 487-494.
             Para ler os anais, favor clicar aqui!
                Seminário Internacional de Memória e Patrimônio (8. : 5-6 nov
 2014 : Pelotas)
             Anais do... : lugares de memória [recurso eletrônico] / 8.
Seminário Internacional de Memória e Patrimônio; orgs. Marlise
Buchweitz Klug. – Pelotas: Ed. da UFPel, 2014.
             Modo de acesso: <http://8simpufpel.wix.com/8simpufpel>
             ISSN: 2178-7646

A Ferrovia do Riacho: um caminho para a urbanização da zona sul de Porto Alegre André Huyer. <Dissertação de Mestrado>
            Resumo: Em 1893 a municipalidade de POA resolveu que as fossas não seriam mais descarregadas no litoral do centro da cidade, mas em um local afastado dela mais de dez quilômetros, a jusante. O local terminou por ser a Ponta do Melo, hoje mais conhecido como o lugar onde funcionou o Estaleiro Só. Foi construída uma ferrovia especialmente para proporcionar este transporte, a Ferrovia do Riacho. A estação no centro da cidade estava localizada ao lado da Ponte de Pedra (largo dos Açorianos). Logo que iniciou os trabalhos de transportar o esgoto da cidade, em 1899, a ferrovia também iniciou o transporte de passageiros, até o bairro Tristeza, em janeiro de 1900.
            A última locomotiva da Ferrovia do Riacho, em 1986, foi retirada do Parque Saint’Hilaire, reformada pela Rede Ferroviária Federal S/A, e instalado no Museu do Carvão, na cidade de Arroio dos Ratos. Para então novamente iniciar um processo de abandono e degradação, pois ficou sem qualquer conservação. O Museu estadual, não conseguindo fazer a mínima manutenção na locomotiva, repassou-a em 2008 para a prefeitura de Carlos Barbosa, que teria interesse em reforma-la e colocar ela em uma praça como atração turística. Porém, a troca do gestor municipal novamente relegou-a ao total abandono, em local desprotegido, exposta às intempéries e vandalismo, estando hoje na pior situação das últimas cinco décadas.


A Contribuição do Patrimônio Cultural na qualidade visual da Paisagem Urbana Mirian Sartori Rodrigues. <Dissertação de Mestrado>
            Resumo: Dissertação de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (2010) – UFRGS, autoria de Mirian Sartori Rodrigues, arquiteta e diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE/RS.


            Resumo: Essa monografia é o resultado da pesquisa realizada no Museu Estadual do Carvão através do projeto “Uma Luz no Fim do Túnel” que busca a interação entre as áreas de Arquivologia e História. Nesse sentido este trabalho se dispõe a mostrar como a preservação, análise e o acesso aos documentos podem ajudar a resgatar a memória da região carbonífera do Rio Grande do Sul. Discute a relação da Arquivologia no resgate da memória social. Apresenta um histórico resumido da trajetória da mineração no Rio Grande do Sul buscando contextualizar a forma pela qual as decisões tomadas pelas empresas mineradoras interferiram na vida dos moradores da região e como a sociedade se estruturou tendo suas vidas baseadas na extração de carvão. Conclui que através do acesso aos documentos a memória da região carbonífera será resgatada trazendo a ligação entre as memórias individuais e coletivas dos moradores dessa região.

A definição de tipologias documentais para o acervo da mineração Jéssica Fernanda Cherer Cardoso. <Monografia>
            Resumo: Esta monografia tem como resultado a definição de tipologias documentais para o acervo do Arquivo Histórico da Mineração refletindo a partir da aplicação metodológica as atividades e funções das diferentes empresas que exerceram a atividade mineradora na região carbonífera. Apresenta o surgimento da disciplina diplomática e sua extensão ao campo da arquivística, até sua transformação como uma disciplina auxiliar e reinventada de análise contemporânea de tipologias documentais. Aborda a aplicação da metodologia de análise tipológica para tratamento de massas documentais acumuladas em acervos permanentes. Conceitua o histórico das companhias de mineração, do Museu Estadual do Carvão e do Arquivo Histórico da Mineração bem como a importância do centro cultural na construção da identidade da região carbonífera. Demonstra uma breve análise da situação arquivística do acervo. Constrói a identidade do mineiro, figura representativa da mineração. Expõem a aplicação metodológica e a construção dos instrumentos de registro utilizados para a análise tipológica contemporânea dos documentos. Descreve a seleção do fundo e dos documentos até a definição dos tipos documentais. Conclui retomando o benefício e o êxito da metodologia de identificação de tipos documentais para o acervo da mineração e como deve ser a atuação do arquivista no âmbito profissional.


DE COMPLEXO CARBONÍFERO A MUSEU: o processo de patrimonialização dos remanescentes do antigo complexo carbonífero de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul, Brasil (1983 – 1994) - Tassiane Mélo de Freitas. <Dissertação>

Palavras-Chave: Desindustrialização. Patrimonialização. Patrimônio. Preservação. Museu Estadual do Carvão.
            Resumo: O objetivo central desta pesquisa é analisar e compreender o processo de patrimonialização de um lugar de trabalho ligado à indústria carbonífera – os remanescentes do antigo complexo carbonífero de Arroio dos Ratos – Rio Grande do Sul, Brasil. Neste local, além das atividades de extração, funcionou a primeira usina termoelétrica brasileira movida a carvão mineral, inaugurada no ano de 1924. Em 1956 a localidade de Arroio dos Ratos assistiu ao retraimento de sua economia baseada na extração do carvão, pós a transferência das atividades de mineração  para a cidade de Charqueadas – Rio Grande do Sul. A desindustrialização trouxe ao  distrito problemas econômicos e sociais, além das marcas do abandono da atividade  mineira, que por anos foi o sustentáculo da região. Assim, os remanescentes do antigo complexo carbonífero estiveram por cerca de trinta anos à mercê tanto da ação humana, que dilapidava a antiga construção tirando-lhe os tijolos e tudo o que poderia ser aproveitado da sua estrutura, quanto do tempo, que se encarregava de oxidar as estruturas metálicas e cobrir com vegetação daninha o espaço outrora dinâmico. Os objetivos específicos desta pesquisa são: observar e analisar a relação da comunidade arroio-ratense com o espaço dos remanescentes, atual Museu Estadual do Carvão; analisar o processo de proteção e musealização à luz dos conceitos de memória, identidade e história e a partir da perspectiva política; compreender o modo pelo qual este bem vem sendo preservado ao longo das três últimas décadas; por fim, ponderar e apontar possibilidades sobre o uso social do patrimônio estudado. Partindo da perspectiva interdisciplinar, este estudo de caso segue a abordagem metodológica qualiquantitativa. A análise e compreensão do processo incluem: pesquisa bibliográfica; observação direta; exame de fontes documentais (processos, jornais, folders e fotografias) encontradas basicamente no acervo do Museu Estadual do Carvão; realização de entrevistas com roteiro semiestruturado entre a comunidade arroio-ratense e demais participantes deste processo; análise de respostas ao questionário virtual aplicado na comunidade carbonífera por meio das redes sociais e demais meios eletrônicos.