Uma luz no fim do túnel

          O Projeto "Uma Luz no Fim do Túnel", desenvolvido desde 2009 por um grupo voluntário de cientistas sociais de universidades gaúchas, visa salvaguardar o acervo do antigo CADEM (Consórcio Administrador de Empresas de Mineração), consórcio que deu origem à COPELMI. O Cadem administrou as duas grandes empresas mineradoras da região até 1964: Cia. Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo (CEFMSJ), de Arroio dos Ratos/RS, e Cia. Carbonífera Minas do Butiá (CCMB), de Butiá/RS.
      O acervo do CADEM – composto por documentos administrativos e sindicais, jornais, fotografias, plantas, livros, entre outros – é considerado o maior banco de dados já descoberto sobre as minas de carvão do Rio Grande do Sul. Seu valor histórico é incalculável, todavia seu estado de conservação é precário. Essa iniciativa propõe reverter tal quadro, esclarecendo os estudantes e a Comunidade em geral da região a respeito da importância da preservação do patrimônio histórico, a fim de estreitar o vínculo dos jovens com a memória sobre a mineração e o trabalho mineiro, bem como apontar novos horizontes para o desenvolvimento regional. 
         Esta iniciativa, em sua sexta edição, conta com a parceria do Museu Estadual do Carvão, Memorial da Justiça do Trabalho, UFRGS e da empresa COPELMI, ambos empenhados na implantação do Arquivo Histórico da Mineração (AHM) no espaço do Museu, tornando-o em Centro Cultural de referência para a Região Carbonífera, do Rio Grande do Sul, do Brasil e, quem sabe, internacionalmente através de intercâmbios culturais e de produção acadêmica em diversas áreas do conhecimento científico.

Participe porque esta História também é sua!