O Museu


Criado em 31 de março de 1986 pelo Decreto Estadual nº 32.211, o Museu Estadual do Carvão se localiza nas ruínas do Poço 01 (1908) e da primeira Usina Termelétrica do Brasil (1924) a utilizar carvão mineral para geração de energia elétrica, da Cia. Estrada de Ferro e Minas de São Jerônimo (1889-1964), em Arroio dos Ratos/RS.

Seu objetivo é preservar o patrimônio histórico-cultural da mineração do carvão no Rio
Grande do Sul e atuar como Centro Cultural da Região Carbonífera do Baixo Jacuí, compreendendo os municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo, abrangendo uma população de aproximadamente 200 mil habitantes.


Restauração da Usina - Acervo Museu do Carvão
Limpeza das Ruínas - Acervo Museu do Carvão
      As ruínas foram restauradas, preservando a história de Arroio dos Ratos e dos primeiros mineiros do país, sendo respeitadas a arquitetura dos prédios e materiais utilizados, a fim de que os elementos originais pudessem ser identificados. Isto porque os conjunto de prédios é fruto de um momento histórico, social e econômico da mineração, possuindo valor documental indiscutível na comunidade local e no próprio Estado.



     Ao assumir o Museu Estadual do Carvão, o então diretor Fábio Coutinho encontrou as edificações tomadas pelo abandono e descaso. Foram retiradas uma média de 2.000 toneladas de lixo e escombros em torno das ruínas da antiga Usina Termoelétrica e suas galerias no subsolo.