Acervo do Memorial da Justiça do Trabalho do RS deve se tornar Patrimônio Documental da Humanidade! Destaque para os processos trabalhistas dos mineiros!

Trecho da reportagem:

[...] Mineiros, embarcados e dupla Gre-Nal
Entre os casos curiosos estão os processos trabalhistas envolvendo carboníferas da região de São Jerônimo (leia-se "Arroio dos Ratos") e Butiá, entre 1938 e 1947.
Em 1943, o Brasil já participava na II Guerra Mundial contra as potências do Eixo, e as minas que integravam o Consórcio Administrador de Empresas de Mineração (Cadem) passaram a ser consideradas de interesse militar, para a indústria bélica do país
.
O Cadem decidiu então que todos os mineradores que faltassem ao trabalho, mesmo que fosse por um dia, seriam considerados desertores e presos. Em um ano, foram mais de 290 casos. A Auditoria Militar considerou nulos os termos de deserção, e a Justiça Trabalhista obrigou as empresas a readmitir seus funcionários. [...]


Essas informações - e muitas outras! - estão presentes no acervo CADEM que está em fase de higienização mecânica e organização no prédio do Arquivo Histórico da Mineração, no Museu Estadual do Carvão, através do projeto "Uma Luz no Fim do Túnel", em parceria com a Copelmi Mineração Ltda., UFRGS e a sociedade civil organizada.


Para acessar a reportagem, clicar no link abaixo:


Acervo do Memorial TRT4 - destaque para os processos trabalhistas dos mineiros!