Poço Isabel!

Atenção, alunos do Colégio Cenecista Carlos Maximiliano de São Jerônimo/RS, estamos aguardando sua visita para o dia 18/07, sexta-feira!

Reprodução da carta de 13 de janeiro de 1885, quando da visita da família imperial à mina de Arroio dos Ratos. Esse poço aberto entre 1883/84, de propriedade da Companhia das Minas de Carvão de Pedra Arroio dos Ratos – CMCPAR, já existia e estava em funcionamento, mas foi batizado de "Poço Isabel" em homenagem a visita da sucessora do Império do Brasil e uma forma de atrair simpatia do Governo Imperial à exploração carbonífera em solo gaúcho, diante da importação do carvão estrangeiro (5/6 do carvão utilizado era importado da Grã-Bretanha). 

Reprodução da carta do neto da Princesa Isabel, Dom Pedro de Orleans e Bragança, para a Sra. Maria Luíza Flores Chaves Barcelos, futura diretora do Museu Estadual do Carvão (1984-1991). 


Ação da Companhia das Minas de Carvão de Pedra de Arroio dos Ratos (abril de 1884). É possível identificar na ação a foto/desenho do poço que foi "batizado" de Poço Isabel, em 13 de janeiro de 1885.