![]() |
Crédito: Assim Butiá |
![]() |
Crédito: Assim Butiá |
A tarde, começo da noite, na Sede do Sindicato dos Mineiros, a palestra para o Grupo Coração do Mineiro teve como tema a "Organização e instrumentalização de projetos para a preservação do patrimônio histórico em Butiá", com os historiadores Alexsandro Witkowski (Museu Estadual do Carvão) e Tassiane Freitas (mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural).
O foco das apresentações foi a sustentabilidade como um dos grandes desafios da vida contemporânea. Faz-se urgente o uso cauteloso dos recursos planetários, naturais ou não, respeitando os sistemas biológicos e o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas.
Foram destacadas três visões de sustentabilidade: a ambiental, a econômica e a sociocultural. A primeira se refere à possibilidade de podermos viver em equilíbrio com os recursos disponíveis, de modo a oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele. A segunda se refere a uma vida sustentável com o estabelecimento de uma relação economicamente viável com o mundo. E a terceira envolve questões como o fortalecimento das tradições locais, do patrimônio cultural, da identidade e dos laços de pertencimento; a melhoria da qualidade de vida da população; a distribuição de renda mais igualitária e a diminuição das diferenças sociais.
Mais imagens estão disponíveis em: clique aqui!