Alunos da FAPA visitam o Museu!

No sábado, 22 de agosto de 2015, aconteceu a Visita Mediada e Seminário com alunos do curso de História da Faculdade Porto-Alegrense FAPA, no Museu Estadual do Carvão!
Crédito: Nielson Rocha
No período matutino, os alunos da FAPA realizaram a visitação mediada pelo Complexo do Museu Estadual do Carvão: ruínas da boca do Poço 1, as galerias das Caldeiras, o "Frontão", a Chaminé, o Resfriador, a Carregadora, o prédio dos Geradores (“Usina” – local da exposição museológica), a Casa Amarela (prédio restaurado), o Arquivo Histórico da Mineração (prédio restaurado), o antigo prédio das Oficinas (“Pavilhão”), o antigo prédio do Almoxarifado, a Casa Branca em ruínas, e vestígios arqueológicos industriais diversos.
Crédito: Nielson Rocha
No período vespertino, tivemos no Auditório o Seminário MINERAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL – “De complexo carbonífero a complexo cultural: mineração, trabalho e patrimônio industrial”, com o historiador Esp. Alexsandro Witkowski e a historiadora Me. Tassiane Mélo de Freitas. No Seminário apresentamos um breve histórico da mineração carbonífera no RS, o antigo complexo carbonífero do Poço I e Usina Termoelétrica de Arroio dos Ratos, do aspecto técnico à relação social de trabalho (conflitos, cotidiano, aspectos culturais e sociais da vila-operária, relação de amor e sofrimento nesta complexa relação entre empresas e trabalhadores, etc). Na segunda parte do seminário, a historiadora Tassiane apresentou o processo de patrimonialização do antigo complexo carbonífero em complexo cultural: o Museu Estadual do Carvão, patrimônio industrial tombado pelo IPHAE/RS.
Crédito: Cíntia Vieira Souto
Crédito: Nielson Rocha