ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARROIO DOS RATOS
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
8º FESTCARBO
Festival Estadual de Teatro Amador da Região Carbonífera
SINOPSES DOS ESPETÁCULOS
|
TERÇA –
FEIRA (20/08) – 9h e 30 min – ESPETÁCULO ADULTO
GRUPO:
TEATRO DO LÍRIO
CIDADE: PORTO
ALEGRE
DIREÇÃO: WALTER
NETTO
ANTÍGONA
Antígona é uma tragédia grega de Sófocles,
escrita por volta de 442 AC. A personagem do título é filha de Édipo, e
irmã de Etéocles e Polinice. A história tem
início com a morte dos dois filhos de Édipo, Creonte torna-se rei e decide
enterrar Etéocles com todas as honras e proíbe que seja sepultado o corpo de
Polinices, ameaçando de morte aquele que o desobedecer. Antígona decide,
então, ir contra a lei dos homens e enterrar seu irmão, seguindo a lei dos
deuses, decisão esta que a colocará a caminho da morte.
|
TERÇA –
FEIRA (20/08) – 14h e 30 min – ESPETÁCULO INFANTIL
GRUPO: IN
LOVE - CIDADE: TRÊS COROAS
DIREÇÃO: CARINE
SETTI
O
FUSQUINHA COR-DE-ROSA
Há quem duvida que os brinquedos possuam vida e
sentimentos. As crianças estão deixando de acreditar e de viver no mundo do
faz de conta e os brinquedos vão ficando de lado, ou guardados nos lugares
mais escuros e úmidos, como no gigantesco baú embolorado. E hoje, ainda temos
que dividir o nosso imaginário com questões tecnológicas, modismo e, até mesmo
com o preconceito, quando nos deparamos com coisas que um dia alguém nos
disse: “Beto, isso é coisa de menina! Bia, isso é coisa de menino!”.
|
TERÇA – FEIRA (20/08) – 20h – ESPETÁCULO
ADULTO
RITO – GRUPO DE TEATRO - CIDADE: CHARQUEADAS
DIREÇÃO: EDUARDO ARRUDA
HAMLET ENVENENADO, OU O GOSTO DO AZEDO
Inspirado no
personagem ícone do teatro universal de Shakespeare, “Hamlet envenenado, ou o
gosto do azedo”, é uma visita na obra do bardo inglês, abrindo janelas por
Heiner Muller e por poemas de exílio e de resistência de alguns poetas
palestinos, com suas respectivas obras: Hamlet Máquina e Lamentos dos Oprimidos.
Esse farrapo de Shakespeare, que perdido
na corrupção familiar promete vingança ao fantasma do pai assassinado e que
serve de moldura ao grito de Ofélia, que clama por vingança. É uma história
atual, amparada pelos fragmentos de Heiner Muller e por sua violenta visão de
mundo.
Embora seja uma metáfora do homem
moderno e de suas consequências de vida, Hamlet é o espelho do teatro e dos
homens de teatro diante da crise do artista-intelectual em sua consciência de
impotência. Nosso drama não se realiza mais, estamos saturados. O vicio da
modernidade tem gosto azedo e nos envenena com a ausência de referencias. O
sexo, o poder, o dinheiro e a ganância são ingredientes desse veneno que
bebemos cotidianamente, sentados, vestindo a máscara de espectador. Tirai-vos
essa máscara!
O RITO – Grupo de Teatro – é um grupo
experimental que entende nessa possibilidade de montagem, a importância de
fazer um teatro social, crítico e com tantas interrogações para dividir com o
público e dialogando com a História da Humanidade e nesse sentido afirmamos:
"é preciso aceitar a presença dos mortos como parceiros de diálogo ou
como destruidores - somente o diálogo com os mortos engendra o futuro",
como já dizia
Müller.
|