E na quarta-feira, 25/09, a partir das 14h será exibido o longa "Netto Perde Sua Alma" (2001 - classificação: 12 anos), sequência cronológica de "Netto e o Domador de Cavalos".
Antônio de Souza Netto é um general rio-grandense que é ferido em combate na Guerra do Paraguai. Sua recuperação é no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe acontecimentos estranhos e reencontra um antigo camarada, o sargento Caldeira, liberto com quem lutou na Guerra dos Farrapos. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros em busca de liberdade, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.
O filme aborta temas como a Guerra dos Farrapos, a proclamação da República Rio-Grandense, a importante participação dos Lanceiros Negros na guerra e a derrota dos farroupilhas e o não cumprimento da promessa de liberdade.
É considerado um dos melhores filmes gaúcho já produzido, vencedor de 4 Kikitos no 29ª Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino (2001), inclusive de Melhor Filme pelo Júri Popular!
Netto Perde Sua Alma - Trailer
Clique aqui e veja o trailer!
Att.
Equipe do Museu Estadual do Carvão