Projeto Uma Luz no Fim do Túnel!

Ontem, 07/10, o historiador Alexsandro Witkowski esteve na UFRGS - campus do Vale representando o Museu Estadual do Carvão em reunião do Projeto Uma Luz no Fim do Túnel, referente a parceria com a UFRGS/História, para tratar com o Profº Dr. Benito Schmidt sobre projeto piloto de História Oral com antigos mineiros do subsolo. Estiveram também presentes a historiadora Tassiane Freitas, mestranda em Patrimônio Cultural e Memória Social (UFPEL), e a acadêmica Lara Thoms, bolsista do projeto (UFRGS/História).

O projeto neste fase almeja a formação de acervo (fontes orais) para pesquisadores da temática mineração e trabalhadores (mineiros) e demais pesquisadores em geral. O projeto prevê a doação das entrevistas para o acervo do Arquivo Histórico da Mineração, localizado no complexo do Museu.

Antes da reunião, Alexsandro esteve prestigiando a defesa da tese de doutorado do Profº Charles Sidarta Machado Domingos, professor de História do IFSul - campus Charqueadas e antigo colaborador do projeto Uma Luz no Fim do Túnel em 2010, no IFsul/Charqueadas.


A tese do Doutorado em História aborda a Política Externa Independente (PEI) do governo João Goulart durante a Crise dos Mísseis, entre Cuba, URSS e EUA, em 1962.